sexta-feira, 27 de julho de 2007

INICIAÇÃO AO DESENHO PUBLICITÁRIO


O Desenho publicitário é um campo de trabalho que tem grande abrangência no meio social e de grande necessidade em qualquer que seja o tamanho da comunidade


Assim como existem várias marcas de automóveis para atender a todos os gostos e tendências, os desenhistas publicitários devem desenvolver um estilo próprio que dê personalidade ao seu traço, que será sua marca, através da qual será reconhecido e admirado.
O desenho Publicitário pode ocupar uma grande faixa de mercado, atendendo basicamente todos os produtos existentes no planeta, primeiro criando suas formas e marcas, suas embalagens, depois sua apresentação gráfica, seguindo de sua campanha publicitária e divulgação em:
PANFLÊTO
FOLDER
CARTAZ
OUT DOOR
IMPRESSOS EM GERAL
OUTROS

Um bom Profissional pode alcançar qualquer degrau na escala social, ocupando tanto o espaço nas Empresas, como sendo Profissional Liberal - Free Lancer.


HISTÓRIA DA PROPAGANDA


Não se divulga em larga escala, mas, a propaganda, que tem origem na palavra Propagare, ou propagar, é um veículo influenciador de massas, que foi criado e desenvolvido pela Igreja Católica, para divulgar e anunciar através de sons e símbolos sua doutrina
Curioso não?!

Eu sei, mas acontece que é a pura verdade, se não, analise comigo


... Numa aldeia medieval qualquer, onde existia o arauto (mensageiro), uma mala-direta muito mixuruca em relação ao Sino.

O Sino da Igreja é o primeiro Veículo de Comunicação de Massa. E tinham até código, todos sabiam se era missa, se era festa, ou se era enterro.

Outra:


Eles criaram o primeiro Display – que é um recurso para se colocar alguma coisa em evidencia – a Torre da Igreja.

Nas aldeiazinhas antigas, como os telhados eram baixos, Eles faziam a torre, muito mais alta para que a igreja podesse ser vista de todos os pontos do lugar.

Mais:

Em cima do Display, na ponta dele, ou seja, da torre da Igreja, eles colocavam a MARCA do “produto”, quer dizer, da religião: a CRUZ


Um logotipo tão forte que é usado até hoje. Eles inventaram também o primeiro AUDIOVISUAL do mundo, através daqueles quatorze (14) quadros da VIA SACRA.

Inventaram a TRILHA SONORA, um órgão em cada Igreja, o Som, a Musica, o Coro, a Missa tinha trilha sonora como um filme de cinema ou programa de televisão.
O Apóstolo Paulo era, portanto um bom Publicitário, um Homem de comunicação de formação religiosa.

A ferramenta mais importante que eles criaram e a gente usa é a seguinte: se eu quiser fazer um texto certo, para um determinado público, tenho de fazer pesquisa; pois eles fizeram o primeiro departamento de pesquisa do mundo, que é o Confessionário, onde conheciam o vazio emocional das pessoas.
Hoje a gente faz levantamentos, naquele tempo era direto: tantos por cento das pessoas tem preocupação A, B ou C. Tanto que o padre, no sermão da época, parecia um sábio. Por que tinha subsídios daquele santo departamento de pesquisa que era o Confessionário. Não é a toa que as igrejas são construídas em lugares altos, e tem seus prédios alturas elevadas, esta prática condiciona a mente humana através do campo ótico, dando, com a convivência diária, a sensação de superioridade, de estar mais próximos do Céu, de Deus, protegidos, amparados.
Esta prática em publicidade tem um nome: OUT DOOR: São placas, painéis grandes, colocados nos terrenos vazios que através de imagens bem produzidas divulgam qualquer produto de mercado.

O interior das igrejas são bem projetados de forma que as atenções fiquem concentradas no padre, daí suas conchas acústicas, os altares, e as altas janelas, que apesar de grandes não permitem a visão do exterior, algumas colocam vitrais belíssimos com imagens Sacras.

Uma pessoa leiga (desinformada), jamais atentaria para estes fatos curiosos do lado mágico da publicidade, capaz de modificar o curso da humanidade para onde queira, imaginem um homem com o poder de Cristo vivendo nos dias de hoje, tendo nas mãos toda a cadeia de Rádios, Jornais, Revistas, Televisões, sistemas de som hiper potentes, os homens do poder entrariam em pânico geral, o mundo viraria de cabeça para baixo.

Aquele que tem o Dom da palavra sabe que isso é possível, transformar o mundo, conseguir atingir de forma nítida e verdadeira o vazio emocional das pessoas, não com truques mecânicos ou eletrônicos, mas de forma despretensiosa e com total ausência de Ego, tentar o DESPERTAR da Consciência Humana para a CONSCIÊNCIA UNIVERSAL.

Em publicidade é importante passar a mensagem com clareza, rapidez, mostrando e falando do produto de forma nítida e com poucas palavras, ou símbolos.

Para uma boa campanha ter êxito, um fator é indispensável, a imparcialidade do Artista; ou seja: não se deve ter preferências ou paixões, devemos fazer mais amamos só assim a criação terá ENERGIA para atingir a massa. A ausência de Ego deve ser treinada, provocada, e vivida. Quem consegue este equilíbrio emocional atinge boa aceitação no mercado publicitário.



No campo do desenho você pode ser polivalente, ou ter uma especialidade como:

CHARGISTA – ARTE FINALISTA – CARTUNISTA – LAY OUT MAN – PROGRAMADOR VISUAL – DESIGN ARQUITETONICO DE EXTERIORES, INTERIORES – AUTOMÓVEIS – CALÇADOS – EMBALÁGENS - VITRINES, MODA DO VESTUÁRIO – NAVEGAÇÃO – AERONÁUTICA, etc.


A escolha não deve ser precipitada, ela deve ser fruto de uma longa meditação na prática do dia a dia, experimentando sempre até chegar a perfeição de cada técnica.

Isto só pode ser adquirido através do exercício e da dedicação.


O QUE É PRODUTO

Produto é tudo aquilo que pode ser Comercializado. Dentro deste vasto universo, um Artista pode criar e recriar de acordo com as tendências da moda ou até mesmo criar a própria moda, e/ou tendência de mercado.

Para oxigenar, para aumentar, para sensibilizar o mercado de consumo foram criados vários motivos como:


NATAL – PAPAI NOEL – DIA DOS PAIS – DIA DAS MÃES – DIA DAS CRIANÇAS – CARNAVAL – Etc.


O importante em publicidade é sentir a aceitação do produto no mercado, saber qual a faixa social que deve atingir, e, os melhores locais ou formas de comercializar o produto.

Além de tudo que é matéria, l é considerado produto, coisas abstratas tipo:

MUSICAS – POESIAS – IDÉIAS – PENSAMENTOS.

No campo da musica a composição da letra e a composição da musica são produtos à parte. A execução da obra pelo instrumentista é outro produto ou fonte de negociação.

Estes produtos da Arte são protegidos por Órgãos Mundiais que protegem a Obra Artística através do DIREITO AUTORAL e pelo registro de MARCAS E PATENTES no caso das idéias e pensamentos.

O Valor de uma obra de Arte não tem preço. Uma Idéia não tem preço, seu valor é uma questão de acerto entre Criador e a Entidade interessada.

Eis aqui uma mostra de alguns trabalhos do Professor e Artista Multimídia, criador deste curso.

Observe com atenção nos detalhes, na criação, nas linhas e contornos do seu estilo, que é sua marca registrada, esta série de imagens são do tempo em que computação gráfica não existia e tudo era feito à mão livre com caneta, pincel e muita criatividade.


Imagens>


PEÇAS DE PUBLICIDADE

VAMOS CONHECER ALGUMAS PEÇAS BÁSICAS QUE COMPÕEM UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

De início citarei seus nomes, depois uma a uma, suas funções e utilização no campo.


- PANFLETO (OU SANTINHO)

- FOLDER

- DISPLAY

- CARTAZ

- PAINÉIS

- OUT – DOOR

- FAIXAS

- BÓTONS

- MALHAS

- VIZEIRAS

- HISTÓRY BOARD

- AUDIO VISUAL – VT.




Nesta página poderemos ver a apresentação de uma campanha publicitária impressa completa dando-nos a informação real de como poderemos fazer para montar uma campanha e como apresenta-la para um cliente de forma virtual.
Agora vamos conhecer as peças de publicidade individualmente.


PANFLÊTO:

Geralmente encontrado em tamanho de um quarto de ofício, não sendo isto uma regra determinada.

Sua aplicação deve se dar para mensagens rápidas, pequenos textos, com fotos ou ilustrações.

Sua circulação deve se dar nos aglomerados urbanos, de grande circulação, de pessoas, entregues de mão em mão, ou de casa em casa.






































PLACA COM 32 PAINÉIS, MEDINDO 4/6 CMS CADA.

















2 comentários:

K.C.E disse...

Muito bom esse artigo, parcialmente aprendi muitas coisa que interessante.

K.C.E disse...

Muito bom esse artigo, parcialmente aprendi muitas coisa que interessante.